Está no ar...
As 7 Melhores
As 7 Melhores
Com Dj Seven
De 08h00 às 08h30
A seguir...
Power Music
Power Music
Com Dj Power
De 08h30 às 13h00
E depois tem...
Flash Power 2 Edição
Flash Power 2 Edição
Com Dj Flash
De 17h00 às 19h00

ROCK > SEPARAÇÃO EM 1970

Postada em 13/11/2019 ás 14h42 - atualizada em 13/11/2019 ás 14h42
Primeiro hino de George Harrison sem os Beatles, My Sweet Lord foi processado por plágio e blasfêmia
Em 1976, o juiz Richard Owen decidiu que o guitarrista havia se inspirado na música He's So Fine, das Chiffons
Primeiro hino de George Harrison sem os Beatles, My Sweet Lord foi processado por plágio e blasfêmia

George Harrison (Foto: AP)

Com a separação dos Beatles no início dos anos 1970, cada integrante da banda começou a trilhar o próprio caminho. George Harrison, por sua vez, provou que também poderia ser um grande artista solo ao lançar faixas com letras inclusivas e provocativas.



Criado católico e convertido ao hinduísmo, a expressão mais famosa da espiritualidade de Harrison seria "My Sweet Lord", que incui abstenções contrastantes do termo judaico-cristão "Aleluia" - que significa "Louve a Deus" - e o termo hindu "Hare Krishna" - que representa a devoção ao Senhor Krishna.



A princípio, o uso de tais terminologias foi recebido como incongruência e, até, blasfêmia. Mas, segundo o livro While My Guitar Gently Weeps, as escolhas líricas do guitarrista foram um apelo à espiritualidade sem intolerância.



Ainda, Harrison não havia percebido a semelhança notável entre "My Sweet Lord" e "He's So Fine", das Chiffons. Assim, de acordo com os portais AllMusic e Stereogum, a Bright Tunes o denunciou pela violação de direitos autorais.



Harrison e o produtor Phil Spector tentaram reverter o processo, mas a empresa não estava interessada em resolver fora da justiça. Em 1976, o juiz Richard Owen decidiu que o guitarrista havia, sim, plagiado "He's So Fine" - mesmo sem querer.



O ex-Beatle foi então forçado a reembolsar 75% do dinheiro que ele ganhou com "My Sweet Lord" e uma parcela da receita do disco All Things Must Pass, totalizando cerca de US$ 1,6 milhão.



https://youtu.be/sYiEesMbe2I


PUBLICADO POR: Power Web Rádio (Inhaúma - MG)

COMENTÁRIOS

VEJA TAMBÉM

Patrocinadores

Programação   •    Locutores   •    Notícias   •    Mural de recados   •    Agenda de shows   •    Clipes   •    Contato

© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados